quinta-feira, 19 de julho de 2012

UM ESPÍRITO AGRADECIDO - Luciana Sborowski

UM ESPÍRITO AGRADECIDO

A gratidão tem início quando se reconhece quem Deus é e o que Ele tem feito. Essa emoção sincera não depende da reação da outra pessoa ou da natureza do presente recebido. A ingratidão, por outro lado, tem início com um coração insatisfeito, que rejeita o Doador e, também, o presente (Rm 1.21)
A própria vida é um presente gracioso de Deus. Só existe gratidão baseada nesse fundamento. O espírito de gratidão deve ser cultivado e, depois, transmitido aos outros, principalmente aos de sua própria casa, por exemplo. Pode-se conseguir isso de várias maneiras:

• Lembre-se de que a pessoa agradecida é humilde e tem Deus como o centro de sua vida, e o coração ingrato é cheio de orgulho e centralizado em si mesmo. Rute deu um grande exemplo desse espírito de gratidão e humildade. (Rt 2.10). Ela respondeu graciosamente até à mínima demonstração de bondade.
• Não encare como triviais as bênçãos simples e comuns da vida diária (Mt 6.11)
• Procure pelas bênçãos de Deus, tendo o cuidado de ao deixar de ver os presentes escondidos, sutis e indiretos dele (Cl4.2). Reconheça que nem tudo o que deseja pode ser benefício para você. Deus é o sábio Doador. Considere os planos e as prioridades dele para sua vida; tenha o cuidado de não perder a visão de conjunto por causa de alguma trágica, porém pequena interrupção.
• Lembre-se de agradecer a Deus até no meio da adversidade e da provação (Hc 3.17-19); ICo 10.31; Fp 1.2; 2.14; I Ts 5.18).
• A gratidão a Deus e aos outros deve ser expressa regular e publicamente (Sl 35.18; Jo 11.41,42). Familiares e amigos não devem ser desconsiderados.
• Anote as bênçãos e mantenha um registro da fidelidade de Deus com você.
• Complete o círculo de gratidão estendendo a mão para contribuir com o próximo, no Espírito de Cristo (II Co 9.12).
O espírito agradecido e o coração grato fazem parte integrante de uma vida santa. A mulher agradecida e que tem um coração cheio de louvor traz alegria ao Pai e glória ao nome dele. Uma atitude de gratidão proporcionará ao seu coração bênçãos incontáveis e a transformará num canal de bençãos para os demais.