quarta-feira, 10 de julho de 2013

As ÚItimas Palavras de Davi - parte 1 - Paul Tripp

Pense comigo por um momento: se você estivesse em seu leito de morte, com seus filhos em pé ao seu redor, o que você diria? Se você soubesse que não podia afastar a morte, mas tivesse vitalidade suficiente para dizer algumas palavras finais, que palavras você escolheria?
Não consigo pensar em nenhuma palavra melhor do que os registrados para nós em 1 Reis 2:1-9.David está no final do seu reinado de quarenta anos, e sua morte é iminente. Ele traz seu filho Salomão, o futuro rei de Israel, para o lado dele e o enche com palavras de sabedoria.
Eu divido "as últimas palavras de Davi" em cinco artigos curtos, e nós vamos observar cada um ao longo das próximas cinco semanas. Como sempre, perguntas para reflexão são fornecidos com a Palavra de cada quarta-feira, se você quiser usar isso como um recurso para sua devoção pessoal ou de um grupo pequeno.

1. CONHEÇA SUA FONTE DE FORÇA

"Seja forte, e mostra-se um homem." (1 Reis 2.2)

Deixe-me dizer-lhe primeiro o que Davi não está dizendo: ". Certifique-se de bombar muito ferro, caçar e pescar, falar com uma voz grossa, e intimidar as pessoas" Essa primeira instrução não tem nada a ver com ser um "macho".
Definição de força e masculinidade de Davi tem tudo a ver com o Senhor. Davi era um homem que sabia onde a força era para ser encontrado. Ele era um rei que sabia onde estava a coragem de ser encontrado. Ele era um líder que sabia que a razão de ser decisivo. Mas nada de sua confiança estava em sua própria força.
Davi falou de Deus ser a sua força (Salmo 28:7), ele entendeu a teologia da força. O que é que a teologia da força está dizendo? Aqui está: como um filho de Deus, a sua força não está na qualidade de seu intelecto, ou a variedade de sua experiência, ou em seus músculos físicos, ou a força de sua personalidade. Sua força é encontrado no Senhor Todo-Poderoso, que fez o Seu filho.
Davi não só conhecia a teologia da força em sua cabeça, ele sabia por experiência. Este é o jovem que caminhava no vale de Elá, depois que o Exército de Israel, durante quarenta dias, teve medo, e disse: "O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso vai me livrará das mãos deste filisteu. " (1 Samuel 17:37).
Qual é a sua definição de força? Eu não estou falando sobre a definição de Merriam-Webster, quero dizer a definição de "rubber-bate-the-road". É a sua confiança definido por seus próprios sucessos e pontos fortes? Ou é a sua confiança moldada por seu potencial em Cristo Jesus?
Como Davi fala, ele quer saber onde verdadeira força de Salomão era encontrada. Os próximos quatro comandos de Davi não fará qualquer sentido a não ser que Salomão seja forte. E Davi quer seu filho para conhecer a verdadeira força.
Deus o abençoe,
Paul David Tripp

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

  1. Passe algum tempo à procura de passagens sobre a força. Os Salmos são um ótimo lugar para começar.
  2. Como a sua cultura define força? Como é que se chocam com a definição de força nas Escrituras?
  3. Quais são algumas de suas próprias forças? Você está sempre tentado confiar nas pessoas em vez de Cristo?
  4. Como você pode crescer em sua teologia prática de força?

Nenhum comentário: