quarta-feira, 28 de abril de 2010

A MALDIÇÃO DO RATIMBUM?

Recebi por email, e acredito que a maioria dos meus contatos também receberam, o polêmico email do RATIMBUM. Uma palavra amaldiçoada e que deveria ser evitada a sua pronuncia em festas de aniversário. Não querendo provocar meus amigos de internet e nem as pessoas que aderiram essa consciência, fui pesquisar sobre o assunto, até porque todos os emails recebidos não apresenta uma fonte de pesquisa de onde saiu tal explicação da palavra RATIMBUM. Minha preocupação, particular, é que esse evento torne-se algo, mais uma vez, místico cristão, ou seja, compreender que ao realizar a expressão verbal RATIMBUM, na cantiga do "Parabéns pra você". amaldiçoe o aniversariante. Leiam com critério o que um irmão em Cristo pesquisou sobre o fato e que ao meu ver é muito mais sensato refletir sobre a explicação, fundamentada em pesquisa e estudo. Lembrando, que na década de 90 apareceram muitas situações semelhantes, no movimento da NOVA ERA, onde se compreendia que sinais satânicos eram apresentados de forma sutil através de simbologias como: os anéis do UNIBANCO, o arco íris do programa da Xuxa, os discos de vinil com mensagens subliminares, o símbolo do Mac Donalds, inclusive dizendo que o fundador era um satanista (até hoje não comprovado!), e até mesmo a famosa Coca Cola que no seu logotipo, lido ao contrário, aponta para a palavra Diabo. Eu não duvido das astúcias de Satanás, mas desafio aos meus amigos a ficarem muito mais atentos as ciladas satânicas que minam os cristãos com frequencia, como: não lermos a Bíblia por justificar que o tempo está corrido, não orarmos diariamente, não amarmos o próximo, não crermos na suficiência das Escrituras, negligenciarmos a Igreja do SENHOR, criar nossos filhos na dependência de sua própria imaturidade e filosofia mundana, moldando-os na indisciplina, enfim, muito mais perigoso do que sermos encantados com as fantasias que nos rodeiam. Abaixo a posição fundamentada do RATIMBUM.



Abraços,

Douglas Sborowski


Conforme uma pesquisa, não há nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, lembrando que os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação, não sendo assim, de fonte confiável.

E se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil? (interessante!)

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÁ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

Conforme pesquisa publicada na revista da FAPESP "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", um bordão, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930. (fundamento - a FAPESP é uma fonte confiável)

"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo."

"É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora" .

"Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje:"

"Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum".

Como isso foi parar no Parabéns a você?

"Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos", conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás."


 

Este artigo foi extraído daqui:
 http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=217



"antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno". (2 Pedro 3.18)