sábado, 9 de fevereiro de 2008

O CRISTÃO E O CARNAVAL


O dicionário Michaelis define carnaval como período de três dias de folia que precede a quarta-feira de cinzas, folguedo ou orgia. Comentaristas nas rádios e televisões alertam para o risco dos envolvimentos imorais sem os devidos “cuidados”, ironia essa preocupação. Esta semana ao ouvir uma radialista comentando sobre traição, disse: - “e cuide-se, pois nesses dias de carnaval você deve estar preparado para as traições comuns dessa época”.

Foi numa época de carnaval que em minha cidade natal, uma mãe tirou a vida de seu nenen porque ele atrapalharia sua diversão nos dias de carnaval. Sem contar o número altíssimo de homicídios, suicídios, infanticídios que ocorrerão nesses dias.

O Brasil em dias de carnaval se assemelha em muito às atitudes das nações pagãs da Bíblia. Portanto, devemos como cristãos atender, ouvir e aplicar as advertências, conselhos e ânimos que o Senhor dá em Sua Palavra.

1. Por isso, em dias de carnaval, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor, não toqueis em coisas impuras...; 2 Co. 6.17. Não se envolva com nenhuma programação carnavalesca, mesmo que seja assitir a um desfile pela televisão.


2. Em dias de carnaval, esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição. 1 Ts. 3.3. Não vejas, nem assitais em qualquer momento a algo que afete sua mente e coração que devem estar focados no Senhor.


3. Em dias de carnaval, resisti firmemente às artimanhas satânicas, tomando toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecei inabaláveis. Ef. 6.13.


4. e por último, em dias de carnaval, combatei o bom combate da fé. Tomai posse da vida eterna, para a qual também fostes chamados e fizestes a boa confissão perante muitas testemunhas.Querida igreja, a vocês que não puderam estar conosco em nosso retiro espiritual, minha oração é que Deus Pai, e o Senhor Jesus Cristo, os abençoe e guarde, e que ao nos reencontrarmos novamente depois dos dias de carnaval, nossos corações estejam guardados e alicerçados em santidade, pureza e amor em Cristo Jesus.
Que o Senhor os abençoe e guarde.


Pastor Darcy Sborowski Jr.

(pastor titular da Igreja Batista de Vila Mariana em São Paulo)

Nenhum comentário: