sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

SINAIS E MARAVILHAS


SINAIS E MARAVILHAS tem sido o tema de minhas últimas pregações. Na quarta feira passada, 21/01/2009, preguei em nossa igreja no culto a noite e o foco central foi esclarecer biblicamente que SINAIS E MARAVILHAS podem ser realizados fora da herança de Deus, ou seja, Satanás e seus seguidores podem muito bem realizar SINAIS E MARAVILHAS (2 Tess 2.9; Mt 7.22). Um dos SINAIS E MARAVILHAS que mais temos visto em alguns programas de televisão e em algumas igrejas é a cura. CURA virou a grande manifestação dos palcos dos SINAIS E MARAVILHAS. Pensando nisso, li um artigo sobre cura, escrito pelo Pr. Darcy Sborowski Junior, que reescrevo abaixo com autorização do autor.

Uma boa leitura,

Douglas Sborowski



A FÉ QUE CURA


Escrito por Pr. Darcy Sborowski Jr.


Dom, 11 de Janeiro de 2009 21:24

Nestes últimos tempos temos passado, como família, por momentos de profunda luta com o câncer “galopante” da vovó de Deborah e Daniel, a “vó Noemi”.
Agradecemos a Deus por sua suficiência em nos sustentar, fortificar e nos encher de grande esperança Nele; agradecemos também à amada igreja de Cristo, representada na vida de tantos irmãos queridos que ainda oram por nós, notoriamente pela IBVM.
Muito obrigado, irmãos.
No hospital tomamos ciência de uma palestra que se intitulava “a fé que cura”.
Chamou-nos a atenção não apenas pelo título, mas certamente pelo momento que vivíamos. Tal foi nossa frustração com o andamento da palestra sobre tão pertinente assunto, que ela se perdeu nas elucubrações frívolas.
A grande oportunidade do enchimento de esperança dos corações sedentos, perdeu-se pela falta de uma explanação bíblico- teológica.
Assim sendo, permitam-me recompor o título: “a ação da fé no processo curativo”.
Primeiramente gostaria de lembrar que a fé, no processo curativo, é vista de três formas: a fé no processo curativo sobrenatural; a fé no processo curativo natural; e a fé no processo curativo que não acontece.
Pois bem; quanto à fé no processo curativo sobrenatural temos vários relatos bíblicos, dos quais irei destacar aquele momento encantador do poço de Betesda: havia um coxo que, por 38 anos, esperava a água do tangue se mexer, já que era comum pensar que um anjo removia a água e, quem entrasse nele primeiro, seria curado. Eis aí o sentido místico dos dias de Jesus, nada diferente dos nossos; porém, foi a fé no poder de Jesus que o curou.
- Queres ser curado? disse Jesus.
- Mas Senhor, não há ninguém que me leve até o poço, respondeu o coxo.
Jesus insiste: queres ser curado?
Essa é a proposta, o exercício da fé no processo da cura sobrenatural. Notório é, não ser a fé o objeto principal, mas sim a vontade de Deus em Cristo Jesus, pois é Jesus quem toma a iniciativa; a fé é um elemento básico, porém não essencial, pois se essencial fosse, exercer fé, apenas, seria suficiente -- aliás, em qualquer objeto de fé, o que não é verdade.
Quanto à fé no processo curativo natural, lembremos de Tiago 5:14,15. “Está alguém doente faça oração, ungindo-o com óleo...”, um elemento medicinal nos dias de Tiago. Aí está a função da fé no processo curativo natural, quando a fé é usada para restaurar, levantar, motivar o espírito abatido, participando de um processo integral de cura e restabelecimento do enfermo, conjugado com a terapia medicinal que compreende os remédios e os tratamentos da medicina, tão importante a nossas vidas.
E finalmente, quanto à fé no processo curativo que não acontece, lembremo-nos de Timóteo e o vinho para o estômago. Em 1 Tm 5:23, encontramos uma declaração bombástica quanto a esses movimentos que manipulam o poder da fé para si e não em Deus. O grande apóstolo Paulo aconselha a seu amado filho Timóteo que beba vinho por causa de suas constantes enfermidades, possivelmente uma gastrite ou úlcera gástrica. Paulo demonstra que sua fé no processo curativo não fora capaz de curar Timóteo, como um dia fora capaz não somente de curar, mas até de ressuscitar Êutico (At 20:9-12).
Assim também é em nossos dias. Deus pode curar sobrenaturalmente -- já participei de momentos como esses, em meus 21 anos de ministério pastoral; pode também curar naturalmente, o que vemos e experimentamos com maior freqüência; ou pode não curar, como experimentamos na vida de Dona Noemi.
Essa é a fé no processo curativo. Deus não pode ser manipulado pela fé do homem, mas usará a fé para a manifestação de Sua Soberana vontade, hora curando soberanamente, hora curando naturalmente e hora não curando. E a Ele, toda a glória.


Soli Deo Glória.


Pastor Darcy Sborowski e família,


Gratos a Deus por Sua Soberana vontade.

Nenhum comentário: