quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quando estou deprimido e ansioso


Ainda muitos cristãos sofrem diante das circunstâncias dessa vida por não compreenderem que as Escrituras são suficientes para a cura da alma (Sl 19.7a). Cremos em nossa missão na suficiência das Escrituras, inclusive na sua eficácia, quando aplicada de maneira correta e direcionada aos nossos corações, trazendo alívio e descanso para nós. Abaixo, Pr. Darcy traz, no seu artigo, uma intrução de como realizar a terapia divina no coração, através do exercício devocional de oração, leitura e aplicação das Sagradas Escrituras. Faça uma boa leitura, e que Deus o abençoê ricamente durante todo o restante dessa semana, mesmo nas aflições e perigos, que certamente nos afligirão.




"No dia 23 de janeiro de 2009, às 6h30, levantei e fui direto ao meu escritório para ler a Palavra e orar. Nestes dias estamos passando por tempos de muita luta e aflição.
Logo que abri a Bíblia me deparei com 2 Co 12:9 e com a verdade consoladora e restauradora da expressão divina: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”.
Que bela manhã e grande começo. Bem que a Palavra nos diz em Salmos 30:5: “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.


Querido leitor,


Diante de verdades tão fortes e animadoras há um coração derretido e estremecido por causa dos desafios e lutas, gostaria muito de lembrar-nos que:
Quando deprimido ou ansioso por causa de algum problema a enfrentar em casa, no trabalho, na igreja ou em qualquer outro local eu me lembro de que a graça me basta através de Rm 8:31 que diz: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.


Quando deprimido ou ansioso por causa do bem estar daqueles que amo, meu cônjuge e meus filhos, eu me lembro de que a graça me basta através de Salmos 37:25: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”.


Quando deprimido ou ansioso por causa da crise financeira que afetou minha empresa e meus negócios, eu me lembro de que a graça me basta através de Hebreus 13:5: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.


Quando deprimido ou ansioso por causa de um desafio aflitivo em minha vida, eu me lembro de que a graça me basta através de Salmo 34:19 que diz: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”.


Quando deprimido ou ansioso por causa da idade avançada e da minha velhice, eu me lembro de que a graça me basta através de Isaías 46:4: “Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei”. E ainda de Salmos 92:14: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor”.


Quando deprimido ou ansioso por causa de um luto inevitável, eu me lembro de que a graça me basta através de 2 Co 1:3-4 que diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”.


É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.


Quando deprimido ou ansioso por causa de uma derrota ou incapacidade, eu me lembro de que a graça me basta através de 1 Co 1:28: “E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são”.


Quando deprimido ou ansioso por causa de sofrimentos e infortúnios na vida, eu me lembro de que a graça me basta através de Rm 8:37-39:
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou;
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
Nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.


Quando deprimido ou ansioso por causa do que comer e vestir eu me lembro de que a graça me basta através de Mateus 6:33-34 que diz:
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.


Naquela manhã experimentamos mais uma vez a suficiência da graça de Deus. Nossos dias ainda têm desafios e lutas, tristezas e dificuldades, mas estejam todos certos de que através da graça de Deus por meio de Sua Palavra em nossos corações, estamos sendo consolados e suportados no poder de Cristo Jesus que se aperfeiçoa em meio à fraqueza."


Que o Deus de toda graça os acuda.
É a nossa oração,

Pastor Darcy e Denise


(artigo extraído do site http://www.ibvm.org.br/ - Pr. Darcy Sborowski Jr.)

Nenhum comentário: