segunda-feira, 11 de julho de 2011

HUMANOS COMO NÓS - Uma análise dos "Heróis da Fé"

Como é gostoso lermos Hebreus 11, onde se refere à galeria dos homens e mulheres de fé. Entendendo que a fé neste capítulo se refere a uma expressão exata sobre a confiança e convicção sólida, baseada na segurança divina, por isso os fatos que se não vêem se encaixam aqui. Porém, diante deste homens e mulheres que exerceram sua fé exemplar, nunca podemos deixar de pensar que estes eram humanos como nós. Homens de carne e osso como qualquer um de nós, que como nós, foram instrumentos nas mãos de Deus (Tiago 5.17-18). Pensando nesta questão, a humanidade destes "heróis", a nossa humanidade não deve servir de tropeço para o cumprimento dos propósitos de Deus, pois o que os capacitaram, e nos capacitam também é a GRAÇA de Deus (II Coríntios 12.9-10), ou seja, quanto mais fracos nós somos, mais claramente brilhará a graça de Deus, mesmo sendo instrumentos. Os "heróis da fé" - humanos como nós - viveram vitórias quando decidiram confiar em Deus e derrotas quado decidiram confiar em si mesmos. A idéia é refletirmos que através das circunstancias vividas por estes personagens bíblicos, podermos aprender com eles, diante de sus humanidade, a depositar nossa confiança em DEUS. Foi isso que fizeram.

ABRAÃO

1) As circunstancias de seu chamado
- a separação do ambiente familiar e de recursos conhecidos (Gên. 12.1-4)
- a incerteza do destino (Hebreus 11.8) - e partiu sem saber para onde ia.
- só promessas são dadas, e não razões ou explicações (Atos 7.2-5)

2) Marcas de uma vida peregrina
- vivendo em tendas (Hebreus 11.9-10)
- o altar (Gên. 12.6-9) - tornou pública a sua religião, estabeleceu o culto ao DEUS verdadeiro e declarou sua fé na promessa de Deus (só lemabrsno que Abrão não cultuava a Deus antes de seu chamado).

3) Confiando na própria intuição e na dos outros
- a ida para o Egito: fuga ou orientação divina? (Gên. 12.10).
- meias-verdades: soluções fáceis para problemas difíceis (Gên 12.11-20; 20.1-14). Abraão procurou por iniciativa própria, cuidar do seu futuro, pensando que estava ajudando Deus a cumprir sua promessa.
- trocando a fé pela lógica humana (Gên. 16.1-6)

4) O Grande teste
- a necessidade de ser tentado (Tiago 1.2-3, 12)
- um teste de amor (Gên. 13.9)
- um teste de fé (Gên. 22.7-8)
- um teste de obediência (Gên. 22.10-12)

Nenhum comentário: