terça-feira, 23 de outubro de 2012

Em Que Mundo Criaremos Nossos Filhos?



EM QUE MUNDO CRIAREMOS NOSSOS FILHOS? 
Hélder Cardin*

Escutei esta pergunta pela primeira vez há 15 anos. Eu a disse pela primeira vez
há oito anos quando, já casado, conversava com minha esposa sobre termos filhos. Hoje, 
com 11 anos de casado e dois filhos na aljava, escuto o eco da dúvida na selvageria do 
mundo em que vivemos. 
Um mundo que torce a verdade pela mentira; redefine princípios e valores em prol 
da mera conveniência pessoal; nega Deus e ridiculariza os que nele creem; exalta o ter
em detrimento do ser; perverte a pureza sexual por uma pretensa liberdade de escolha; 
crê no acaso e  diz não haver sentido na vida e na história e, por  isso, cada um deve 
buscar seu próprio rumo; diz plantar liberdade, mas não colhe muito além de escravidão. 
Enfim, este é o mundo no qual já vivemos. Um mundo desesperançoso frente seu próprio 
relativismo e incapacidade para ajudar o ser humano a achar um rumo na vida.
Diante disso, a questão acima  deveria ser: como educar nossos filhos  a fim de 
sobreviverem a este mundo? Sobreviver. Esta é a palavra que pais, pastores e líderes de 
mocidades usam para se referirem ao jovem cristão que entrou na universidade e saiu de 
lá “ainda cristão”. Um jovem que sobreviveu às pressões e tentações, ofertas fáceis do 
pecado e tudo quanto o separa de Deus. Talvez não tenha saído ileso (como na maioria 
dos casos), mas saiu vivo.
O que fazer? Gostaria que a resposta fosse fácil de dar  e praticar, mas não é. 
Entendo que precisamos ajudá-los: (1) a adquirirem um conhecimento pessoal de Deus a 
fim de terem sua própria fé, não apenas a “fé de seus pais”; (2) a se fundamentarem no 
conhecimento absoluto  e prático  da Palavra de Deus;  (3)  a entenderem seu papel no 
mundo bem como o sentido de suas vidas; (4) a terem situações reais de convívio com 
outros cristãos  comprometidos com  Cristo em suas vidas profissionais, afetivas, 
familiares, financeiras e eclesiásticas, para que vejam que é possível ser cristão e bemsucedido. 
Sucesso  não  conforme o mundo  o  define, mas nossos filhos precisam ver que 
podem ter uma vida bem-vivida,  serem profissionalmente realizados, terem estabilidade 
emocional e  serem moralmente santos, sem  abandonarem  os  princípios e valores 
bíblicos. Não um pelo outro ou em detrimento do outro, mas um por causa do outro. O 
todo da vida por causa do compromisso com Deus, e este compromisso norteando o todo 
da vida no mundo. Tudo isso  pela  ótica bíblica. Uma ótica que nos diz que antes de 
alguém ser  advogado, engenheiro, pastor ou  professor,  ele  é cristão.  Cristão médico, 
cristã professora.
Em que mundo, então, criaremos nossos filhos? Naquele, inclusive, em que hoje 
estivermos  espelhando  a transformação conforme o caráter de Cristo e os  princípios 
eternos da Palavra de Deus.

Hélder Cardin*
Coordenador da graduação do Seminário Bíblico Palavra da Vida.
Mestre em Teologia Pastoral pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper

Nenhum comentário: