sexta-feira, 31 de agosto de 2007

SÉRIE - MINHA IGREJA LOCAL


Estamos em Araraquara (SP) desde o ano de 1993. Já há 14 anos, posso me considerar um cidadão araraquarense. Iniciamos nossa trajetória cristã aqui em Araraquara (SP), frequentando a igreja Presbiteriana Independente da Vila Xavier, na época Pr. Jorge Barbosa, o "Jorjão". Um homem que me ajudou muito nessa caminhada cristã. Desde 2001 estamos frequentando a Igreja Presbiteriana de Araraquara, Pr. Ezequiel Ozanam dos Santos, a igreja que nos abriu as portas para iniciarmos nosso ministério. Essa igreja existi há 128 anos, e continua firme. Como toda igreja, teve seus obstáculos de crescimento e decisões sérias diante do evangelho de Cristo. Atualmente somos em 250 membros aproximadamente, com uma frequência de 340 pessoas na sua totalidade. Você pode conhecê-la através de algumas fotos que apresento aqui. Atualmente a igreja está passando por uma reforma no salão anexo para poder acomodar os membros e frequentadores da melhor maneira possível, num conforto agradável. Acompanhe essa série que estarei apresentando e nos conheça mais de perto. A IPA, como é conhecida, já tem "filhas" crescendo e quase sendo independentes: a Congregação da cidade de Américo Brasiliense (SP), a congregação do Selmi Dei (onde estamos mais ativos), a congregação de Rincão (SP) (recém nascida) e a congregação do CECAP. Nossa liderança, além do pastor e conselho de presbíteros, conta ainda com a colaboração de duas missionárias: Ana e Ângela. O corpo pastoral também tem seus colaboradores: Pr. Germano, Pr. Ismael, Pr. Paulo e Pr. Nelson. Orem por nós para que sejamos não somente uma igreja dinâmica e agradável, mas uma igreja com um coração ligado ao coração de DEUS. Até mais!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

AGOSTO - MÊS DE MISSÕES


Encerramos o mês de agosto falando na congregação Nova Canaã - Selmi Dei - Araraquara (SP) sobre missões. Foi um culto alegre e reflexivo. Trouxemos uma palavra desafiadora para toda a igreja e traçamos rumos sobre missões para esse semestre e o ano de 2008. O texto das Escrituras meditado foi Atos 1.8. O desafio foi continuou no texto de Romanos 10.14-15. Uma instrução que fechamos no culto foi que devemos pregar o evangelho em qualquer momento de nossas vidas, pois perdemos grandes oportunidades onde vivemos e convivemos. A igreja evangélica do séc. XXI está vivendo no seu "ostracismo", fechada e inchada, com todo respeito àquelas que exercem suas obrigações da grande comissão, dentro das quatro paredes. Precisamos partir. Ainda a muita colheita para ser feita. Venham conosco ser testemunha em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

IGREJA BATISTA DE PENHA - GRINFAC - CARAGUÁ 2007




No final de semana passada, estive com a Igreja Batista da Penha em Caraguatatuba (SP), Hotel Fazenda Três Poderes, falando para aproximadamente 150 casais. Foi um final de semana abençoadíssimo para mim e creio que para os casais também. Pude perceber uma igreja que investe em família. Casais dispostos a mudar suas vidas e tomar rumos que os levaram a decidir pelas instruções sobre família, casamento, criação de filhos e vida sexual saudável, encontradas nas Escrituras. Agradeço muito a liderança do GRINFAC pelo convite e confiança no nosso ministério. Estejam orando por esse ministério ali na Igreja Batista da Penha. Ore também pela vida e ministério do Pr. Hélio e sua liderança. Até a próxima!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

UMA HOMENAGEM PARA OS PAIS

O pai que eu quero ser

(em memória de um pai modelo, Darcy Sborowski).

Pai, hoje sou um pai.
E o pai que eu quero ser
Sem dúvida em ti
Encontra modelo e parecer.

O pai que eu quero ser,
É aquele pai da oração
Que bem sedo dobra seus joelhos
Pelo filho e seu coração.

O pai que eu quero ser,
É aquele pai da leitura bíblica
Que a todo tempo a ensina
E a prática de seus filhos reivindica.

O pai que eu quero ser,
É aquele pai da conversa franca e aberta
Que deita a cabeça da gente no colo
E com afago sussurra no ouvido a palavra certa.

Enfim pai, o pai que eu quero ser.
É igualzinho a você.
Sabe por que pai?
Porque desejastes ser igualzinho ao
Papai do céu.
Essa poesia foi composta pro Darcy Sborowski Junior, meu irmão, e relata uma instrução do que meu pai foi aqui nesse mundo, indicando o que devemos como filhos imitá-lo: oração e leitura das Escrituras. Certamente cumprindo essa instrução, enviaremos filhos segundo o coração de Deus a um futuro que, que sabe, não estaremos mais. Valeu paizão!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

OBRIGADO PELAS LEMBRANÇAS

Deuteronômio 8

Esta manhã, enquanto corria, comecei a cantarolar a música que Bob Hope imortalizou durante algumas guerras. Posso ainda lembrar a letra feita sob medida, que servia a toda a ocasião. Ele cantava para os soldados solitérios, marinheiros, pilotos e fuzileiros navais, em selvas enfumaçadas e em depósitos gelados... no tombadilho de porta-aviões e nas plataformas temporárias sobre dunas de areia varridas pelo vento. Os rapazes e moças de uniforme riam e choravam, gritavam e bebiam, sempre à espera do final de Hope, quando ele pegava o microfone e cantava baixinho: "E obrigado pelas lembranças".
Não consigo esquecer o Natal de 1958 em Okinawa. Eu estava saudoso de casa, sentindo falta de minha esposa e contando os dias para voltar. Quando o artista veterano cantou sua última música, cantei junto com ele, envolvido em lembranças. Recordo-me de como fiquei grato por aquele período de serviço: as lições que aprendi, a disciplina que começara a aplicar (graças aos Navegantes), os livros que li, os missionários que encontrei, os lugares visitados, o diário que começara a escrever, as cartas que enviei, os versículos que memorizei, até as coisas que testemunhei num quartel do Corpo de Fuzileiros! Ainda mais importante, o chamado que recebi de Deus para entrar no ministério.
Ao olhar retrospectivamente, tudo o que posso fazer é sorrir... e cantar: "Obrigado pelas lembranças". Tenho feito isso muitas vezes, ao pensar nas várias coisas que Deus operou em mim, através de mim, para mim, e em algumas ocasiões, apesar de mim! Não posso senão louvá-lo em meu coração, por isso.
Patorear uma igreja tem sido o mais sublime de todos os chamados. Nessa posição, a pessoa tem o privilégio de tocar a vida em seus pontos mais sensíveis... Andar com o sofrimento através dos seus vales mais sombrios... Proclamar a verdade em sua forma mais pura... Confrontar o pecado em suas cenas mais odiosas... Ser exemplo de integridade em seu mais alto grau enquanto todos estão olhando, mas também quando não há ninguém. Não me admiro com fato de ser necessário um chamado de Deus para entrar no ministério, ou de os conflitos poderem levar a um afastamento dele.
Depois de todos esses anos digo um sonoro: "Obrigado pelas lembranças!" Pelas conversões que ocorreram, os vícios vencidos, os casamentos restaurados, as vidas despedaçadas e reconstruídas. Essas lembranças permanecem comigo e voltam freqüentemente a me visitar, em geral, quando agradeço a ele por sua fidelidade.
Quem sabe que outras surpresas Deus guarda além do horizonte? Não sei o que o futuro reserva, mas faço hoje uma pausa e louvo... agradecendo-lhe pelas lembranças.
Sabemos quem guarda o futuro... ao agradecer a ele pelo passado.
(extraído do livro - Dia a Dia - Charles Swindoll - pag. 25 - Ed. Mundo Cristão)