quarta-feira, 5 de setembro de 2007

NECESSITAMOS DO ESPÍRITO SANTO PARA INTERPRETARMOS AS ESCRITURAS


Em Primeiro Lugar: sua participação não significa que as interpretações de alguém serão falíveis. Inerrância e infalibilidade são características dos manuscritos originais da Bílbia, não de seus intérpretes. As pessoas têm o direito de interpretá-la, mas isso não significa que todas as conclusões da interpretação individual serão preciosas.

Em Segundo Lugar: A obra do Espírito na interpretação não quer dizer que ele desvende para alguns intérpretes um sentido "oculto", diferente do significado normal e literal da passagem.

Em Terceiro Lugar: o cristão que esteja vivendo em pecado é suscetível de interpretar erroneamemte a Bíblia, pois seu coração e sua mente não estão em harmonia com o Espírito Santo.

Em Quarto Lugar: o Espírito Santo guia-nos a toda a verdade (Jo. 16.13). O verbo guiar significa "ir na frente ou conduzir ao longo do caminho ou estrada". Jesus prometeu aos discípulos que o Espírito Santo haveria de esclarecer e expandir o que lhes havia dado. Depois da ascensão de Cristo, o Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes para habitar nos fiéis; os discípulos entenderam, então, o significado das palavras de Jesus com relação a si próprio e à sua morte e ressurreição. Embora o versículo 13 visasse aos 12 especificamente (v. 12), todos os cristãos podem ser assim conduzidos à verdade sobre Cristo. Entretanto, o crente não é automaticamente guiado pelo Espírito Santo para que compreenda a verdade das Escrituras, pois, é preciso obediência. Orientação pressupõe obediência ao Guia e desejo de ser guiado. O crente só tem condições de aplicar, isto é, assimilar pessoalmente as Escrituras pela capacitação do Espírito Santo.

Em Quinto Lugar: o papel do Espírito Santo na interpretação da Bíblia significa que ele não costuma conceder vislumbres intuitivos e repentinos sobre o sentido dos textos bíblicos. Muitas passagens podem ser entendidas à primeira vista; já o sentido de outras às vezes só é esclarecido gradualmente, depois de estudo cuidadoso. A participação do Espírito na hermenêutica não pressupões uma atuação misteriosa, que não se pode explicar nem averiguar.

Em Sexto Lugar: o papel do Espírito na interpretação indica que a Bíblia foi dada para que todos os crentes a entendessem. Sua interpretação não pertence a uma elite minoritária de eruditos.

O estudante da Bíblia também precisa aproximar-se das Escrituras com equilíbrio e bom senso, procurando ser o mais objetivo possível, sem prevenções nem opiniões preconcebidas.


(extraído do livro A Interpretação Bíblica - Roy B. Zuck - págs 25-27)

Nenhum comentário: