terça-feira, 19 de janeiro de 2010

JUDAS, o sedutor

Eleitoralmente falando, 2010 já começou. De novo, já podemos assistir a deformação que representa a tentativa de transformar rebanhos em currais, pseudos líderes que se acham no direito de determinar em quem se deve votar e os catastróficos périplos da demagogia incoerente de candidatos, mera captadora de votos. E assim vamos assistindo ao espetáculo triste, deprimente. Pluralidade é uma coisa. Enganação das ovelhas é outra.

Neste cenário, sem tirar nem por, Sua Excelência, o presidente da República, disse publicamente que se Jesus, nosso Senhor, tivesse que fazer política em nosso País, uma coalizão partidária com Judas seria inevitável. Como muita gente, que nada sabe sobre a Bíblia e menos ainda dos ensinamentos do Mestre, considerou essa declaração algo normalíssimo, cabe colocar os pingos nos is. Como o presidente não é teólogo e nem biblista, nem é obrigado a ser, as explicações mais do que necessárias servem a ele também. Pelo menos para respeitar o Santo nome do Senhor Jesus.

PRIMEIRO: A Palavra. Está escrito, em Gálatas 6.7 - "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."

SEGUNDO: os ensinamentos de Jesus a respeito dos fariseus, e dos saduceus também, são claríssimos.

A questão não gira em torno dos prtidos, onde existem exceções à regra. O tema da advertência gira em torno das pessoas que são uma coisa por fora e outra, completamente diferente, por dentro. Sepulcros caiados, como sabemos pela pedagogia perfeita. No tom do presidente, soa algo maquiavélico, pois os objetivos a serem alcançados justificariam os meios adotados, mesmo que sob pagamento de 30 dinares pelo beijo de traição. Se ele acredita que essa regra política seja recomendável, a regra sedutora obviamente não serve para o cristianismo. Precisamos vigiar e orar. Os filisteus também estão de plantão. Mas até aqui o Senhor nos tem ajudado. Jesus não poupou o uso de palavras mais ásperas para classificar os dissimulados, os não sinceros, os cínicos e hiócritas da vida. Eles continuam contemporâneos. Claro que não se pode aceitar uma filosofia de Judas para governar o Brasil, um Estado, um município, um Senado, uma Assembléia, uma Câmara Federal ou Municipal. Não e não: impossível a aliança ética com fariseus.

Paralelamente às referências a Judas, tivemos o lançamento do livro "CAIM", de autoria de José Saramago, primeiro Nobel de literatura em língua portuguesa. Na esteira de Richard Dawkins, atrevido néscio inglês, autor de "DEUS, UM DELÍRIO", o escritor português bate na tecla que Deus "não existe", mas não hesita em atribuir a ELE os males do mundo, como se abrisse uma nova caixa de Pandora. Até para ser ateu, a cultura é indispensável. Ambos não se preocupam com a incoerência: de um lado, negam a existência do CRIADOR. De outro, culpam-no por tudo que de errado existe no planeta. É preciso consignar: Saramago sabe escrever com talento, mas usa a arte para insultar o Altíssimo com palavras impossíveis de se repetir, aqui. Parece obcecado, raivoso, e para fazer a tessitura das palavras não hesita em adulterar dolosamente o texto bíblico, como colocar Caim na condição de alguém humilhado pelo irmão e mal-amado. Ou seja: não resiste a uma análise.

Estamos sob ataque. Vamos vestir a armadura de Deus para resistir ao dia mau, tendo condições de vencer tudo e permanecer inabaláveis (Efésios 6.13). Coragem irmãos!


(extraído da Revista Eclésia - Ano 13 - Edição 139 - Percival de Souza - pág. 82)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

MISSÃO EVANGÉLICA SEMEAR - 8.700 QUILOMETROS EM 2009






Deus cuidou de nós de maneira muito carinhosa, diante das 25 viagens que realizamos em igrejas e conferências no ano de 2009. Foram aproximadamente 8.700 quilometros percorridos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Agradecemos primeiramente a DEUS, o autor deste projeto em nossas vidas e a você que tem nos ajudado em oração. Pedimos que continuem orando pelo ano de 2010, para que a Missão evangélica SEMEAR, continue investindo em vidas. A você parceiro desta caminhada, pastores e líderes que abriram as portas para nós, o nosso muito obrigado e esperamos contar com vocês novamente neste ano de 2010. Abaixo, conheça as igrejas e eventos que participamos.


MISSÃO EVANGÉLICA SEMEAR


Semeando o Evangelho Através de Relacionamentos



RELATÓRIO MINISTERIAL DO ANO DE 2009





O relatório anual da Missão Evangélica SEMEAR, implica em apresentar os trabalhos ministeriais realizados em igrejas evangélicas, bem como conferências e eventos evangélicos. O relatório não apresenta os trabalhos realizados na igreja local, Igreja Presbiteriana de Araraquara, igreja esta em que estamos trabalhando desde o ano de 2001, diretamente com ministério de famílias, aconselhamento bíblico, música e ensino. Segue abaixo a relação das igrejas e nossas viagens como Missão Evangélica SEMEAR:



1) 3ª. IPB de Araraquara – Pr. Sidney Schiavon – 24 e 25 de janeiro – Araraquara (SP)

2) IPB Filadélfia – Pr. Valdivino Pugas – 31 e 01 de fevereiro – Araraquara (SP)

3) Retiro de Carnaval – Igreja Batista Livre – Pr. Natal Losnach – 21 a 24 de fevereiro - Campinas (SP)

4) Casa de Oração – Jd. Botucatu – 14 e 15 de março – São Paulo (SP)

5) IPI Araraquara – Pr. Marcos Welte – Jd. América – 22 e 29 de março – Araraquara (SP)

6) IPB – Congregação Boas Novas – Pr. Lairton – 03 e 10 de abril – Araraquara (SP)

7) IPB Sertãozinho – Pr. Mario Leonardi – 16 e 15 de maio – Sertãozinho (SP)

8) IPB Araraquara – Pr. Ezequiel Ozanan dos Santos – 23 de maio – Araraquara (SP)

9) 4ª. IPI de Sorocaba – Pr. Fornel – 30 e 31 de maio – Sorocaba (SP)

10) Igreja Batista de Boituva – Pr. Aníbal Morigino – 05 a 07 de junho – Boituva (SP)

11) 3ª. IPB de Itajubá – Pr. Onésimo – 12 a 14 de junho – Itajubá (MG)

12) Igreja Batista Marincek – Pr. Paulo Rós – 19 a 21 de junho – Ribeirão Preto (SP)

13) IPB – Congregação de Américo Brasiliense – Pr. Paulo – 12 de julho – Américo Brasiliense (SP)

14) SIM – Semana Internacional de Missões – IPB Araraquara – 18 a 24 de julho – Araraquara (SP)

15) Casa de Oração – Av. Paulicéia – 15 e 146 de agosto – Piracicaba (SP)

16) IPB de Novo Horizonte – Pr. Fábio Pugas – 29 e 30 de agosto – Novo Horizonte (SP)

17) Igreja Batista de São José do Rio Preto – Acampamento de jovens e adolescentes – 05 a 07 de setembro – Tanabi (SP)

18) IPB Americana – Pr. Jabes – 19 e 20 de setembro – Americana (SP)

19) Aulas de Teologia Aplicada a vida cristã – Grupo EMME – 21 a 25 de setembro – Lapa (PR)

20) IPB de Votuporanga – Presb. Humberto – 17 e 18 de outubro – Votuporanga (SP)

21) Igreja Batista Alvorada – Diac. Edson – 31 de outubro – Jundiaí (SP)

22) Celebrando a Família – Igreja Batista Vida Nova – Pr. Willian Reis – 06 a 08 de novembro – Águas de Lindóia (SP)

23) Igreja Batista Livre – Diac. Pedro Zen – 14 e 15 de novembro – Ribeirão Preto (SP)

24) Jantar de Casais – 3ª. IPB Araraquara – Pr. Sidney Schiavon – 20 de novembro – Araraquara (SP)

25) IPB Votuporanga – Presb. Humberto – 28 e 29 de novembro – Votuporanga (SP)



Agradecemos a Deus por toda esta jornada que foram percorridos 8.700 quilômetros de estrada em 22 saídas.

18 ANOS DE CASADOS - DOUGLAS E LUCIANA

Foram há exatos 18 anos atrás quando entrei pela porta da Igreja Presbiteriana de Jaú para consumar o meu amor por minha amada Luciana - O nosso casamento. Me lembro como se fosse hoje, todo o preparo, uma expectativa, os arranjos finais e aquele dia tão esperado chega ao seu Cumprimento. Lembrar dos 18 anos atrás, me faz recordar mais um pouco, quando eu conheci Luciana e me apaixonei de fato e de verdade. Foi em 1986 quando começamos a namorar, aquela menina meiga e doce, apenas 15 anos, mas com uma expressão madura e séria para com a vida e suas circunstâncias. Eu, apenas 17 anos, magro (75 kg), jogando basquete brincalhão, levando uma vida tranquila. Anos se passaram e Luciana, durante o namoro, foi me ensinando Princípios Sérias mudanças que refletiram. Ficamos noivos em 1991 nos casamos e em 11 de janeiro de 1992. Puxa! Diante de vários momentos em que estamos juntos sinceramente posso expressar minha eterna gratidão, primeiramente a Deus em quem nos Conduziu todo esse processo, mas tambéma Luciana, minha amada, que me ama com amor eterno, que até hoje é derramado por mim e que me Ajuda nas caminhadas desta trajetória. Abaixo quero transcrever um poema, escrito por Fausto Camargo (in memorian) um grande amigo, que resume o que vivemos nestes 18 anos de amor, sofrimentos, lutas, decisões, filhos (Pedro, André e Lia), enfim, leiam:

De braços dados vão pelo caminho
E os dois arrulham ... noutro mundo estão
Pois tudo é sonho é flor quando há carinho,
E a primavera "implodir o coração

Mas logo após o ceu no ninho doce,
Qualquer romance senão algum sofre ...
Fruto da carne, o saudosismo, o espinho
Nas Flores Murchas um que se vão rolar.

Porém o que importa "Estio", o "outono", o "inverno "?...
Um grande amor que vem de Deus é eterno,
É um dom supremo nesta vida e além.

E o meu desejo em oração instante,
É então que gozando desse amor,
Sejam felizes para sempre, amém!

Fausto e Geni (em memrian)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

QUAL O CÓDIGO DE ÉTICA QUE VOCÊ USA?

O Jornal de Negócios da cidade de Kansas apresentou recentemente um intrigante estudo sobre a importância da Imagem Corporativa. Face a intensificação da preocupação com padrões e conduta éticos no ambiente profissional, Fleishman Hillard, uma empresa de relações públicas e o Fórum Econômico Mundial entrevistaram 132 delegados, sobre a reputação corporativa. Setenta e sete porcento responderam que reputação corporativa - a necessidade de se manter uma imagem forte e positiva - se tornou mais importante nos últimos dois anos.

Este crescente foco sobre reputação estimulou a renovação do interesse sobre integridade. Integridade é conceituada como a adesão estrita a um código de ética moral. Quer tenhamos consciência disto ou não, todos possuímos um código de ética pelo qual vivemos; infelizmente, muitos não têm um sólido fundamento moral.

Em 2001, George barna conduziu uma pesquisa sobre o assunto. À pergunta sobre em quais as bases formavam suas escolhas morais, 44% dos entrevistados responderam que se deixavam levar pelo que parecesse mais prazeiroso ou satisfatório. Cerca de 17% se baseavam em valores que lhes foram passados pela família, e outros 17% disseram agira baseados no que pudessem fazer outras pessoas felizes, para minimizar conflitos.

Estas abordagens são assustadoras. Tomemos como exemplo a primeira resposta. Imagine se executivos cosporativos tomassem decisões baseadas apenas no que lhes fossem agradável pessoalmente. Não é esta a principal causa, de um alarmante número de outrora bem sucedidos executivos, achar-se agora sob indiciamento por práticas criminais e antiéticas?

Para estimar o impacto daqueles que confiam nos valores passados pela família, a segunda escolha mais popular, recomenda-se-lhes assistirem ao filem "Piratas do Caribe", no qual os piratas agem segundo um código de ética que lhes foi passado e que eles, por sua vez, passam adiante a outros, mas os quais eu não queria ter como vizinhos!

Finalmente, para os que desejam evitar conflitos, ou fazer outros felizes, o resultado final provavelmente será que os mais fortes governem, porque exercem controle sobre os que tentam agradar os outros a fim de reduzirem conflitos. Existe um princípio básico: se você tentar tornar tiranos felizes, eles certamente tirarão vantagem da sua fraqueza. Não parece, portanto, uma boa maneira de minimizar conflitos.

Qual a solução? O apóstolo Paulo explica assim o que ele descobriu: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e pelnamente preparado para toda a boa obra" (2 Timóteo 3.16-17). Ele cria que os princípios da Bíblia, que podem facilmente ser aplicados a todas as áreas da vida, inclusive no mundo de negócios, são tão relevantes para as situações que experimentamos todos os dias, como também para aqueles que ainda não experimentamos - as realidades da vida depois da morte.

No Velho Testamento da Bíblia é feita uma declaração semelhante: "Não deixe de falar as palavras deste livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido." (Josué 1.8).

Você prosperará e será bem sucedido - que reinvidicação e promessa ousadas! Eu as recomendo enfaticamente. Se você deseja ver sua reputação corporativa alçar voô, estude e implemente a Bíblia como seu Código de Ética. Você não ficará desapontado.

(extraído - Rick Boxx - http://www.cbmc.org.br/)

sábado, 2 de janeiro de 2010

2009 - UM ANO DE LEMBRANÇAS



Já estamos no ano de 2010, nossa parece que foi ontem!
Muitas pessoas ainda estão vivendo o ano de 2009 no ano de 2010, não parece loucura? Pois é, ainda não conseguem se desprender do passado. Vivem mendigando o passado! Nas rodas em volta da mesa, o assunto hoje, no primeiro dia do ano, foram assuntos do passado. Certamente o seu almoço de primeiro dia de ano, quanta comida, não foi tão diferente do meu, pois conversamos sobre os últimos acontecimentos do ano passado. Eu decidi enterrar o meu ano de 2009. Não porque eu o vivi mal, nada disso. Quero sim, com certeza lembrar de muitas coisas interessantes e impactantes para minha vida, do ano de 2009. Mas não quero alimentar a minha espectativa do 2010 no ano de 2009. Faça um exercício prático comigo: você tem a exata certeza do que irá acontecer amanhã? Não? Nem eu! Do que adianta trazer o que foi para perto do que ainda não existi? Loucura! Minhas lembranças de 2009 me ajudarão nas histórias que eu ainda irei contar, porém, não passarão de histórias. Viver 2010 sobre histórias do ano que passou, é fantasia! Cuidado com a fantasia! Recomece! Inicie seu novo ano sob novas perspectivas, não nas frustrações do passado. Não estou sugerindo nenhum pensamento positivo, pois não sou desta tese. Deixe as coisas que para trás ficaram e olhe firmemente para o Autor e consumador da fé. Opa! Fé? Sim, a fé. Deus nos ensisna a olharmos para ELE, o autor da fé. Meu desejo é que você mude sua visão das coisas, em 2010. Olhe diferente! Veja as oportunidades sob a ótica de DEUS. O seu 2009, certamente não será trazido de volta. Se você perdeu algumas oportunidades, paciência! Fique atento para a novas que virão. Lamente menos; agradeça mais! Ame mais; odeie menos! Não minta mais; fale a verdade! Desvie das ciladas; busque resgates! Não duvide; CREIA! Invista na qualidade do tempo; não trabalhe muito! Somente o necessário! Afinal de contas uma preocupação a mais para se gastar o que se ganhou na loteria, e que "bolão"! É claro, lembre das coisas que impactaram sua vida e lhe ajudaram a construir novas situações. Eu não vou esquecer do nascimento da Lia (18/07/2009), minha filha! Porém preciso construir nela o seu alicerce para o futuro! Eu acabei de celebrar o funeral do 2009, puxa, foi bom! Agora vou construir uma amizade profunda com 2010 que acabou de nascer e fazer dele o meu grande amigo, porém sei que por doze meses andaremos juntos, e dependerá do que você irá fazer com essa amizade, para que no final de sua jornada, tenha valido a pena andar com 2010, como para mim valeu a pena andar com 2009. Até breve!

Vendendo o meu "peixe":

Uma boa instrução de andar diferente o 2010 é a seguinte:

"E, se assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (texta extraído da Bíblia - 2 Coríntios 5.17)